10 dicas do que considerar na hora de produzir conteúdo para as redes sociais - meu freela

10 dicas do que considerar na hora de produzir conteúdo para as redes sociais

10 dicas do que considerar na hora de produzir conteúdo para as redes sociais

As redes sociais se tornou o principal meio de comunicação entre as pessoas, e não seria diferente para as marcas. Uma marca presente nas redes sociais é uma marca presente na vida dos consumidores e consegue criar um relacionado entre marca e consumidor.

Segundo uma pesquisa do Pag Brasil, 71% da população brasileira está presente nas redes sociais. Passam em média 4h41min do seu dia mexendo em alguma rede social. Com isso, uma marca presente nas redes sociais consegue alcançar um público maior do que por outros meios de comunicação.

Hoje é possível a empresa criar um relacionado com o seu consumidor através de uma rede social, mostrar para o consumidor como se importa com a opinião dele.

Mas o foco deste artigo não é dar dicas de como conseguir mais seguidores ou o maior número de curtidas nos posts. O nosso foco hoje é falar sobre a produção de conteúdo.

Já passou da época em que a concorrência era pequena e que as pessoas tinham poucas opções na hora de decisão de compra de um produto ou serviço, a concorrência vem aumentando a cada dia e com isso se destacar no mercado está se tornando difícil.

Quando falamos em produção de conteúdo para as redes sociais, falamos de produção de conteúdos relevantes, informativos, materiais ricos e com dicas que podem chamar a atenção do consumidor. 

O diferencial entre a sua marca e as outras será o que você está oferecendo de conteúdo e não de produto ou serviço (mas é claro que a qualidade do produto ou serviço continuam contando).

Vamos falar de dicas práticas que você deve considerar na hora de produzir conteúdo para redes sociais e com isso gerar mais leads para o seu negócio.

Conheça o seu público

Antes de produzir conteúdos aleatórios sobre vários tipos assuntos, pesquise sobre o seu público, entenda ele, saiba o que ele pensa, o que ele gosta de ver, o que chama atenção dele, seus gostos, suas dúvidas.

Sei que pode parecer muita coisa para pensar e pode achar até difícil descobrir sobre isso, mas existem formas de pesquisas que você pode fazer com os clientes da sua empresa mesmo.

Conhecer o público se tornou essencial para produção de um conteúdo pois se não for um conteúdo que gere interesse no seu público não vai conseguir alcançar ele.

Fale a mesma língua que o seu público

Tão importante que conhecer o seu público é saber como ele se comunica. Um estudante e um empresário não se comunicam da mesma forma.

Tenha em mente que muitas vezes você vai se deparar com públicos diferentes e terá que saber abordar ambos. 

Compreender a linguagem do seu consumidor é mostrar para ele que você o leva em consideração quando pensa em um conteúdo e mostrará também que ele é importante para a sua marca.

Se coloque no lugar do seu público

Quando produzir um conteúdo, pare e analise ele respondendo algumas perguntas:

  • Este conteúdo está acrescentando alguma coisa no meu conhecimento?
  • Ele é relevante para mim?
  • Ele está solucionando meu problema ou a minha dúvida?

Você pode fazer mais perguntas para saber se está indo pelo caminho certo. Mas o objetivo aqui é saber se o seu conteúdo é realmente relevante, inovador e informativo. Caso você fique com dúvida sobre isso talvez precisa revisar o conteúdo produzido.

Tenha uma comunicação aberta

Sempre deixe um espaço para os comentários dos seus seguidores, é uma ótima forma de saber o que eles pensam sobre a sua marca e o que a sua marca tem passado para as pessoas.

Permitir uma interação entre marca e consumidor além de aproximação e um bom relacionamento com os seguidores, pode te dar novas ideias de comunicação e como pode atingir o seu público.

Crie um conteúdo para cada plataforma

Geralmente é mais fácil criar um conteúdo para todas as redes sociais, isso poupa o trabalho e facilita na hora de postar, porém nem sempre é bom.

Cada plataforma tem seu formato e seu estilo, quando você investe em conteúdos únicos para cada um (pode ser o mesmo conteúdo mas com um formato diferente ou uma abordagem diferente) você aumenta a sua chance de alcançar mais gente e ganhar mais visibilidade.

Não se limite apenas a um formato, invista em texto, imagem, vídeo, podcasts. Pode ser que formatos diferentes dê mais retorno.

Escolha onde precisa estar

Existem diversas plataformas onde você pode postar conteúdo e isso por uma lado é bom, porque você tem a opção de escolher qual usar. Porém, você precisa analisar onde vai estar.

Lá no começo você conheceu o seu público e entendeu um pouco sobre a linguagem dele, qual rede social ele prefere. Você tem que considerar esses pontos quando decidir em que rede social vai postar seus conteúdos.

Veja o que cada rede oferece, qual formato é mais usado, qual a linguagem abordada e avalie também como seu conteúdo vai acrescentar informações para os usuários dela plataforma.

Estabeleça objetivos

Com certeza a sua empresa tem um objetivo, seja aumentar a visibilidade da marca, aumentar as vendas, gerar mais leads ou se aproximar do seu público. Seus conteúdos precisam seguir os objetivos também.

Se uma empresa tem o objetivo de melhorar sua comunicação com o seu consumidor, os seus conteúdos tem que seguir esse objetivo para que a empresa possa alcançar isso.

Por exemplo, possa ser que, para um dentista melhorar o relacionamento com seus pacientes e tenha mais aproximação com eles nas redes sociais ele tenha que produzir conteúdos que vá chamar atenção deles, como clareamento dental, dando dicas, informações e falando dos benefícios e cuidados a serem tomados.

Esse conteúdo pode além de aumentar a visibilidade e alcance, gerar mais leads e talvez aumentar as vendas.

Use a criatividade

Algumas pessoas acham que é difícil ter criatividade ou que apenas alguns são criativos, mas na verdade todos podemos ser criativos.

A criatividade está relacionado à nossa disponibilidade de receber o diferente.

Conteúdos criativos e inovadores pode chamar mais atenção das pessoas e ganhar mais engajamento.

Quem é que não gosta de algo divertido, criativo e inspirador?

E isso vale para todas as áreas profissionais, cada área pode ter seu lado criativo e um conteúdo que vai trazer mais curiosidades para as pessoas.

Por exemplo, um dentista pode falar sobre os tipos de aparelhos que existem, nós estamos acostumados com o tradicional, mas tem o aparelho lingual, o aparelho transparente, aparelho invisível e entre outros.

Criar conteúdos criativos e que geram mais curiosidade nas pessoas levam elas a procurar outros conteúdos do seu site ou blog para saber mais.

Tenha uma identidade padrão

Ter uma identidade padrão é ter uma identidade forte para quando postar alguma coisa nas redes sociais as pessoas já reconhecem a sua marca de primeiro.

Cada marca tem a sua identidade visual e essa identidade também precisa estar presente nos seus conteúdos principalmente nas redes sociais onde tem tantos concorrentes no mesmo lugar disputando um espaço.

Sempre use a sua identidade em tudo, isso vai chamar atenção das pessoas e vai deixar a sua marca como lembrança na mente delas.

Saiba o que está acontecendo no momento

Saber o que está acontecendo no mundo pode ser usado a seu favor, pois pode usar isso como um material para o seu conteúdo.

Saber o que interesse a sua persona e o que ela está vendo no mundo pode fazer com que seus conteúdos se tornem mais interessantes para ela. Pode ser um evento que tenha importância para a sua persona, um meme, algo que viralizou na internet. 

Mas fique atento! Não perca o time se não o seu conteúdo pode perder a relevância do momento, ser ignorado ou virar piada. E também fuja de assuntos polêmicos, qualquer comentário errado pode fazer você perder seguidores e ter uma imagem ruim.

Produzindo conteúdo

Agora que você tem dez dicas na mão que vai te ajudar a produzir um conteúdo maravilhoso é só colocar a mão na massa.

Sempre tenha em mente que você quer alcançar um público com os conteúdos e isso vai impactar os resultados da sua empresa também.

Quanto melhor os conteúdos que produzir maior visibilidade vai ganhar.

Seja inédito e criativo, mostre o potencial da sua empresa através desses conteúdos e utilize as redes sociais para atrair as pessoas para o seu site ou blog.

Conteúdos que despertam a curiosidade das pessoas faz com que elas busquem mais sobre tal assunto e com isso você aumenta o tráfego do seu site.