Como atrair clientes pelas redes sociais - meu freela

Como atrair clientes pelas redes sociais

Como atrair clientes pelas redes sociais

Já parou para pensar que o público alvo da sua empresa está nas redes sociais? E que com a estratégia certa você conseguirá alcançar ele?

Segunda uma pesquisa do Pag Brasil de 71% da população brasileira que usa internet, 66% estão presentes nas redes sociais. Eles passam em média 4h41min por dia nas redes sociais.

Esse é um dado muito relevante para todos os segmentos, porque mostra que se mais da metade da população brasileira está presente nas redes sociais quer dizer que todo o tipo de público está lá.

Fazer o marketing de uma marca nas redes sociais aumenta a visibilidade entre os consumidores e a possibilidade de atingir quem a marca precisa.

Mas não é apenas fazer marketing nas redes sociais, promover a marca e tentar chamar atenção do usuário, precisa de uma estratégia para isso, conteúdos relevantes e um objetivo traçado.

Porque preciso das Redes Sociais? 

Além do que já falamos no começo, que 66% da população brasileira está nas redes sociais, essas ferramentas pode oferecer diversos benefícios para o mundo do negócios.

Um dos principais canais de comunicação com o consumidor hoje é o Facebook por exemplo. Nele você não vai apenas promover a sua marca, você pode trabalhar o relacionado da sua empresa com o consumidor, se aproximar dele e saber o que ele pensa a respeito da sua marca.

Mas não só o Facebook, tem também o Instagram e o Twitter, que hoje estão se tornando essenciais em uma estratégia de marketing digital.

Antes, era mais comum promover a marca no Facebook com posts, vídeos, imagens, textos e etc. Agora vai além disso, você pode produzir conteúdos relevantes, informativos, ver o que estão falando sobre a sua marca e a opinião dos consumidores.

Além de aproximar a marca do consumidor, você pode produzir conteúdos relevantes que vão chamar atenção dos usuários. Mas quando digo conteúdos relevantes, não estou especificando apenas um formato. A vantagem das redes sociais é que você pode decidir que formato usar.

Como por exemplo, um dentista pode postar uma série de vídeos informativos sobre como cuidar do aparelho ortodôntico. Se for um conteúdo rico de informações e inovador pode chamar atenção das pessoas e ganhar um engajamento maior.

Uma boa estratégia de marketing nas redes sociais pode aumentar a visibilidade da marca, gerar leads e ainda ajudar a empresa a se posicionar no mercado. Afinal, uma empresa que está presente na vida dos consumidores ganha uma relevância e vai ser considerada na hora da decisão de compra e com isso ainda pode ajudar a aumentar as vendas.

Dicas de como usar as redes sociais

Agora que já falamos sobre a importância das redes sociais, nada mais justo do que dar dicas de como fazer não é mesmo? 

Antes de saber qual rede social vai usar na sua estratégia é importante saber onde o seu público está, não adianta investir em alguma ferramenta e não alcançar o público certo.

Para isso, você pode fazer uma pesquisa entre os seus consumidores e saber qual rede sociais eles mais utilizam no dia a dia, quanto tempo em média mexem e qual o horário que eles mais entrem. E também pode fazer perguntas de que tipo de conteúdo eles se interessam, se é sobre cultura, música, filmes e etc. Você pode usar isso a seu favor.

Depois de saber onde está o seu público está na hora de montar as pautas, mas vá com calma, escolha pautas específicas e que você domina sobre o assunto, essa é a hora de mostrar para as pessoas que você é o melhor entre os seus concorrentes.

Mas ainda tem mais 5 estratégias que você pode utilizar para atrair clientes, elas são:

Invista em relacionamento

Responder uma interação pode representar muito aos consumidores, além de mostrar que é uma marca presente e que se importa com a opinião do seu público.

Aqui você pode separar em categorias, por exemplo: positivas, neutras e negativas. As positivas são os elogios e os comentários positivos sobre a marca, esse tipo de comentário é bom responder sempre que possível.

Um consumidor que é fã da marca cria conteúdo naturalmente, quando ele compartilha, comenta e ou curte, ele pode trazer mais clientes para você de forma natural, esse tipo de interação é muito importante, pois mostra como a marca é próxima do cliente.

A neutras são aquelas que não expressam opiniões, como as marcações por exemplo. Aqui é legal tentar interagir para aproximar essas pessoas da marca e com isso pode ser que ela se torne um cliente no futuro.

E as negativas são as reclamações, os comentários negativos sobre a marca e etc. Nessa categoria é muito importante que a empresa priorize responder os comentários dos consumidores e resolver o problema, pois vai mostrar que ela se importa com o cliente e pode ser que lá na frente e essa pessoa vire um cliente da empresa.

Promova Engajamento

Incentivar o engajamento nas redes sociais gera resultados na atração de clientes. O engajamento gera mais visibilidade para as marcas, afinal, fica visível para todas as pessoas no feed as curtidas e interações dos usuários.

Quanto mais pessoas compartilhar, curtir, salvar ou comentar os seus posts mais pessoas podem alcançar e com isso você promove a sua marca de forma orgânica.

Oferte conteúdos de qualidade

Quando você cria conteúdos de qualidade para os seus seguidores nas redes sociais, você está agregando mais valor ao relacionamento que estabeleceu com eles. Com conteúdos de qualidade você faz com que as pessoas tenham interesse nas suas postagens e aumenta a possibilidade de interagirem também.

Por exemplo, um dentista fala sobre clareamento a laser valor, quanto varia, o que considerar na hora da decisão, onde procurar e etc. Para os seguidores da página dele pode ser um conteúdo totalmente relevante e novo, já que são poucos os dentistas que falam sobre isso nas redes sociais.

Se você investir nesse ponto você conseguirá chamar atenção de mais pessoas e possivelmente estará presente na hora da decisão de compra.

Distribua conteúdos personalizados

Conteúdos gratuitos e que com informações relevantes para as pessoas, convertem muito leads em clientes, pois será uma “amostra” do potencial da empresa. 

Confiando no seu trabalho fica mais fácil pagar por algum recurso ou solução que você ofereça para ela futuramente.

Então invista em conteúdo exclusivos para os seus seguidores, mostre todo o potencial da sua empresa!

Use imagens

Posts que tem texto e imagens são mais lidos pelos internautas, a imagem é o que mais chama atenção das pessoas para ler o que você compartilha. 

Por isso, invista mesmo em banco de imagens gratuitos e pagos, em posts informativos ou com dicas que tenha uma imagem para ilustrar também. 

A maioria das pessoas que estão nas redes sociais não gastam muito tempo com textos grandes, às vezes vão passar direto, mas se tiver imagem e um texto pequeno você tem uma possibilidade maior que alcançar pessoas e ainda pode colocar o link do seu site ou blog para que a pessoa continue lendo sobre o assunto.

Colocando a mão na massa

Agora que você sabe dos benefícios e como atrair clientes através das redes sociais está na hora de colocar a mão na massa não acha?

As redes sociais é uma ferramenta importante para os negócios. As marcas que estão presentes no dia a dia do consumidor são lembradas na hora da decisão de compra e automaticamente conseguem mais clientes e aumentam as suas vendas.

Hoje em dia, quando uma pessoa quer comprar um produto ou serviço ela vai até as redes sociais para saber o que falam de determinada empresa e se os comentários não forem bons e nem a imagem da empresa, ela irá descartar na hora.

Então crie um planejamento estratégico forte e trace seus objetivos para as redes sociais e acompanhe os resultados, caso não estejam respondendo às expectativas você pode alterar algumas coisas.

E não fique apenas nesse conteúdo, pesquise mais sobre isso e se aprofunde no tema.