Como ser um redator de sucesso - meu freela

Como ser um redator de sucesso

Como ser um redator de sucesso

Sem dúvida nenhuma o processo de escrita e criação de conteúdo passa por uma longa trajetória. Quem deseja se tornar um redator de sucesso está buscando algo realmente excelente, mas precisa saber como fazer isto da maneira correta.

Afinal de contas a comunicação é uma habilidade um tanto quanto desafiadora para a maioria das pessoas. Para aprender todas as habilidades necessárias para chegar a um nível profissional é necessário contar com a ajuda de cursos online de qualidade. Sendo assim, hoje gostaríamos de dar dicas incríveis para você atingir seu objetivo.

Como ser um redator de sucesso?

Este é um guia que está selecionado em orientações por etapas, ou seja, existe uma ordem lógica a ser seguida. Então evite correr logo para o final, passe por cada etapa tentando entender um pouco mais sobre o assunto.

Assim você conseguirá levantar mais informações cruciais sobre temas tão importantes. Vamos conferir?

1 – Domine a sua língua

Ser um redator freelancer e não entender o português é realmente uma tarefa um tanto quanto complicada. Afinal de contas ela é o veículo no qual você entregará a mensagem.

Muitos utilizam uma comunicação fraca por conta de suas debilidades em conhecer as normas cultas. E não é que você não possa utilizar linguagem coloquial ou regional. O principal problema aqui é a necessidade de se ter controle sobre quando você consegue utilizar cada uma delas.

2 – Tenha disciplina

Um dos principais aspectos da carreira do redator é que ela pode ser um tanto quanto repetitiva. Aqueles que por exemplo se jogam como freelancers no mercado normalmente terão que escrever sobre assuntos recorrentes dezenas de vezes.

Além disso você precisará produzir uma quantidade razoável de textos todos os dias, se quiser chegar a algum lugar. Infelizmente algumas pessoas perdem o foco de maneira muito fácil, e acabam não conseguindo gastar nem 10 ou 20 minutos sem uma pequena distração.

Então quando for trabalhar escrevendo delimite um tempo mínimo de concentração. Se necessário utilize até mesmo a famosa técnica Pomodoro, que te ajuda a manter o foco de maneira mais eficaz.

Começando a escrever tente remover qualquer fonte de distração, como por exemplo o celular ou notificações do navegador.

3 – Tenha uma rotina de escrita

A habilidade de escrever bem vem com o tempo. Embora existam pessoas com talentos naturais é inevitável que todos precisam treinar. Então tenha sempre um alvo mínimo de palavras para ser escrita todos os dias.

Ao verificar cursos online sobre o tema, o normal é que um redator de sucesso escreva em média entre 6000 e 10000 palavras todos os dias. Um número bastante expressivo, mas que com certeza permite você atingir uma qualificação enorme em muito pouco tempo.

Espere um tempo após ter escrito seus textos e volte relendo. Você notará que eles tomam forma de uma maneira bem mais interessante. Assim como será excelente para você conquistar uma noção do seu próprio estilo de escrita.

O melhor de tudo é que mesmo os textos que não forem de um trabalho específico podem ser feitos para treinos e utilizados como portfólio de maneira posterior. Outro uso interessante é criar um blog de nicho para você, ou até mais de um.

Isto pode te gerar uma renda extra no futuro e é uma excelente amostra da sua qualidade de trabalho.

4 – Estudo sobre SEO

A maioria dos trabalhos disponíveis hoje em dia estão voltados para publicações em sites e blogs. Ainda existe muita demanda para revistas e outras mídias, mas o número de publicações online é esmagadora.

Então acaba se tornando imprescindível conhecer o máximo possível sobre SEO. Para você que não sabe, SEO é a abreviação de Search Engine Optimization. Um conjunto de técnicas que faz uma página chegar em primeiro lugar nas buscas do Google e outras ferramentas.

O assunto é profundo, você realmente terá que trabalhar um pouco para conseguir atingir resultados. Estudos na área podem durar alguns meses, sendo assim separe um tempo.

5 – Aprenda a criar um time

Ter uma equipe é algo fundamental neste meio, afinal de contas esta é uma atividade criativa de baixa e média remuneração. Ainda que você conseguisse lotar sua agenda para todo um mês dificilmente se tornaria alguém rico.

Escrever com qualidade vai exigir talento, mas muitos conteúdos vão envolver conhecimentos específicos e novidades. Notícias precisam ser escritas e comentadas, sendo assim o melhor mesmo que você pode fazer é reunir outras pessoas para trabalhar com você.

O esforço em equipe é crucial para a obtenção de bons resultados. Então minha dica seria que você utilizasse suas habilidades e conexões para criar um grupo de profissionais conforme subirem suas demandas.

6 – Saiba fazer pesquisas

Pesquisar é realmente uma necessidade real, você precisa de informações de qualidade e verdadeiras para criar seus conteúdos. Então aprenda a utilizar todas as fontes possíveis, junte blogs, sites e periódicos de qualidade para você ter sempre bons dados.

Criar conteúdos é uma arte, e precisa dos materiais certos. Por isso mantenha-se sempre atualizado das novidades.

7 – Seja organizado

Ter organização é algo básico para qualquer profissão. Mas quando você não tem um patrão em cima de você cobrando resultados tudo se torna mais tentador. Então minha recomendação é que você crie agendas.

Aprenda a respeitar prazos acima de tudo, anote os contatos de seus clientes e pergunte detalhes para fazer o trabalho da maneira correta.

Tempo é um material escasso, então aproveite para fazer o melhor com o que você tem. Otimizando um dia de trabalho ele poderá valer por 3 ou 4 dias sem organização.

Conclusão

O caminho está trilhado aqui, e você pode confiar que existem maneiras interessantes de se chegar no topo. Mas a melhor maneira mesmo de chegar a algum lugar é começando.

Então aproveite agora para começar a fazer o seu melhor e escrever seus primeiros temas. Crie um portfólio seguro e comece a trabalhar de maneira prudente para ter resultados.

No mais é isso, esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida sobre o assunto é só entrar em contato com a gente, ok?