Dicas para manter a produtividade no home office - meu freela

Dicas para manter a produtividade no home office

Dicas para manter a produtividade no home office
5 (100%) 2 votos

Trabalhar em casa pode gerar vários insights criativos e estar no conforto do seu canto é o que falta para dar aquele up no trabalho. Afinal, tudo o que a gente faz com prazer tendemos a fazer com maior dedicação. O problema é quando a sua casa vira uma armadilha, com todas as suas distrações, e a transição para esse novo ambiente de trabalho pode ser complicada. Pensando nisso, o meufreela quer ajudar você a tomar algumas precauções para melhorar seu rendimento no home Office.

Meu TOC agradece

Tudo junto, mas não misturado

Sua casa continua sendo seu local de descanso e de diversão, mas agora também é local de trabalho. Isso pode soar meio obvio, mas não é. Você precisa ter isso em mente até que dividir os horários e tarefas entre essas atividades fique automatizado para você e para sua família. Uma alternativa é delimitar o ambiente onde você vai trabalhar. Não precisa ser um escritório – nem todos tem espaço e dinheiro para isso –, mas pode ser o local onde você coloca sua escrivaninha, guarda seus materiais. A divisão física ajuda a introjetar essa ideia.

 

O que eu vou fazer com essa tal liberdaaade?

Organize seu tempo e suas tarefas

Com seu espaço garantido, agora é a vez de delimitar tarefas. Uma das vantagens do home Office é que você pode investir seu tempo da maneira que julgar adequada, e isso é ótimo. Ainda assim, os deadlines dos clientes não vão desaparecer porque você está trabalhando de modo diferente. O ideal é estabelecer metas diárias, ou semanais, que você tem que cumprir e a partir daí organizar o que vai fazer e em que hora vai fazer – nesse outro post você encontra ferramentas que ajudam nisso. Vale lembrar que seus objetivos devem ser viáveis, não adianta fazer uma lista gigante que não vai ser cumprida.

 

União faz a força, até no meufreela

 

Não está rendendo? Passe para a próxima

Metas dentro da sua realidade vão ajudar a manter o foco e a tranquilidade. Se parece que uma tarefa não está saindo, passe para a outra e depois volte. Não adianta ficar perdendo o tempo com algo que não está rendendo. O risco de acabar se distraindo é muito grande e pode comprometer os seus objetivos, atrasar prazos e gerar stress desnecessário. Às vezes só o fato de trocar um tipo de atividade por outra já pode ajudar a solucionar os problemas da anterior.

Você disse distrair? Um famoso ditado chinês diz que….

Use sua distração com inteligência

Se ainda assim você continuar se distraindo, talvez você precise mesmo se distrair. Isso não é nenhum pecado, só é preciso usar essa vontade de dar um tempo com inteligência. Uma ótima maneira de contornar isso é fazer pequenas pausas ao longo dos seus horários de trabalho. Para alguns, o rendimento melhora muito dando uma parada de cinco minutos a cada meia hora. Para outros, descansar depois de cada tarefa por 10 ou 15 minutos já é suficiente. Se o problema é o seu canto, trabalhe fora de casa por um dia ou dois para renovar suas energias. Com certeza isso vai tornar sua casa um ambiente de trabalho mais agradável.

Você tem algum hábito para contornar as distrações ruins e manter o rendimento do trabalho? Compartilha sua dica com a gente nos comentários.

  • meufreela
  • 28 de março de 2019 às 10:01 am
  • Freelancer