Marketing de conteúdo: do planejamento à aplicação - meu freela

Marketing de conteúdo: do planejamento à aplicação

Marketing de conteúdo: do planejamento à aplicação

Descubra qual é a importância de elaborar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo e saiba como se destacar no mercado. 

Sabemos que, atualmente, a disputa para se ter uma boa relevância na internet é muito alta. As empresas precisam a todo instante se reinventarem e descobrirem quais as melhores estratégias para que seus conteúdos ganhem as primeiras posições do Google e assim consigam atrair mais clientes. 

Dessa forma, o marketing de conteúdo se torna essencial para atingir esse objetivo.

Contudo, muitos empreendedores acabam não dando a devida importância para esta estratégia, ou então, por acharem complexo demais, nem chegam a fazer um teste. 

Mas na realidade, aplicar o Marketing de Conteúdo é garantir que a marca em questão tenha credibilidade, tráfego e principalmente, conversão de leads, gerando assim, um maior lucro ao negócio. Ao colocar em prática as técnicas adequadas, os resultados são obtidos logo nas primeiras campanhas e ações de comunicação. 

Contudo, para que isso aconteça, é preciso ter um planejamento prévio, de modo que fique claro quais as melhores ferramentas podem ser utilizadas para cada tipo de público, pois só assim será possível atingir cada persona de maneira assertiva.

Pensando nisso, nesse artigo você irá descobrir quais são os passos essenciais para realizar um planejamento de Marketing de Conteúdo eficaz, e o melhor: irá aprender a como colocar em prática cada um desses passos. Vamos lá? 

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo? 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia em um conjunto de técnicas a fim de alavancar o número de alcance e consumidores através da criação de conteúdo e de sua publicação em diversas plataformas. 

Para que haja relevância, é preciso conquistar autoridade no assunto, através de conteúdos originais, relevantes e com boas referências. Além disso, é preciso dar o que a persona precisa, afinal, a experiência do público-alvo (as pessoas a quem o conteúdo é destinado) deve ser a prioridade, uma vez que, é esse público que serão os futuros clientes.

Desse modo, quanto mais interessante for o conteúdo de um site, maior será a aprovação do público que consome aquele material, e com isso, a imagem do site e/ou blog começa a se solidificar. Em outras palavras, é nesse momento que os consumidores começam a confiar na empresa, aumentando o número de visitas e conversões. 

Pensemos o seguinte: vamos supor que um site de venda de plano empresarial odontológico ofereça além de seus serviços, textos e informações extras sobre temas referentes à essa temática, como dúvidas contratuais, a importância de se oferecer um convênio dental na empresa, entre outros assuntos relacionados. 

Certamente, só por ajudar a esclarecer algumas dúvidas, esta empresa já ganha pontos extras por se diferenciar, concorda? 

Por isso que é tão importante fazer uso da estratégia de produção de conteúdo relevante. Ou seja, ao passo que uma marca passa a produzir materiais que serão úteis ao seu público consumidor, é bem possível que esta empresa ganhe confiança das pessoas e consiga se tornar referência no mercado naquele segmento a que pertence. 

Como visto, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que, se bem empregada, se torna um mecanismo fabuloso de atração de visitantes em clientes e pode ser bastante útil na construção da credibilidade da marca perante a sociedade. Incrível, não é mesmo?

E como o Marketing de Conteúdo funciona na prática?

Para que uma estratégia de Marketing de Conteúdo tenha sucesso, é preciso seguir algumas etapas, pois cada passo é essencial para o seu funcionamento. Confira quais são: 

  1. Ter um bom planejamento

O planejamento é uma das partes mais importantes de todo o processo. É através desta estruturação que todo o conteúdo produzido será guiado. 

Estabelecer cronogramas, estipular prazos e listas de tarefas são ótimas dicas para ter boas postagens. 

Vale ressaltar que é preciso detalhar os processos. Afinal, cada tarefa, mesmo que simples, possui muitos outros detalhes. Por exemplo, para criar um texto, não é só escrever e “ponto”. 

É preciso aprovar a pauta, ter um briefing e fazer uma pesquisa prévia. Portanto, cada passo precisa ser planejado a fim de que nada se perca no meio do caminho. 

  1. Definição de persona

Saber quem são as pessoas que você deve alcançar é primordial. Afinal, não adianta ter bons conteúdos se eles não chegam até o seu alvo. 

Assim, para definir quem é a sua persona, é necessário que você crie uma espécie de perfil ficcional com o máximo de detalhes possíveis, como: idade, classe social, localidade, hobbies, profissão… Enfim, todos os dados que auxiliem no momento da comunicação devem estar incluídos neste perfil. 

Dessa forma será muito mais fácil definir qual — e principalmente, quem — será o foco de suas ações. 

  1. Produza conteúdos de qualidade

Ter uma boa estratégia de conteúdo significa não apenas produzir um bom texto, ou seja, é fundamental ir além. Abordar a sua persona de maneiras diferentes pode ser uma ótima saída. 

Com isso, algumas formas de se fazer uma produção diferenciada são: 

  • Artigos no blog com conteúdos multimídia;
  • Disparo de e-mail marketing;
  • Anúncios em vídeo.

Cada conteúdo deve respeitar normas e técnicas de otimização de posicionamento, para que os resultados sejam ainda melhores, como por exemplo, o uso do SEO. 

O SEO é uma técnica orgânica (gratuita) de conseguir mais relevância e geração de visitantes em leads. Esse recurso tem como objetivo a melhoria do ranqueamento de um determinado domínio nos mecanismos de busca, como o Google. 

Para se ter uma ideia, cerca de 75% dos usuários não exploram os resultados de suas pesquisas além da primeira página. Então, aqueles domínios que possuem um posicionamento mais baixo, terão uma taxa de audiência menor. 

Voltando ao exemplo que demos anteriormente, imagine que um empresário pediu para que sua secretária fizesse uma cotação de um convênio odontológico empresarial. Ao pesquisar sobre quais são as opções disponíveis, muito provavelmente essa secretaria abriria os primeiros sites que encontrasse, isto é, aqueles que estão nas primeiras posições do Google (exceto os anúncios pagos), em outras palavras, aquelas URLS que estão ali no topo do buscador, devido ao uso das técnicas de SEO.

Considerações finais

Neste artigo você pôde aprender como funciona todo o processo de planejamento e aplicação do Marketing de Conteúdo em uma empresa. 

Esse conjunto de técnicas quando bem estruturadas, são capazes de alavancar marcas de diversos segmentos e fazer com que a sua rede de clientes seja ampliada. 

Contudo, caso você não queira fazer esse trabalho sozinho(a), não se preocupe! Atualmente existem diversas empresas, plataformas e profissionais especializados capazes de te auxiliar em toda esse processo, desde o planejamento até a entrega do conteúdo.

Entre essas plataformas, destacamos o MeuFreela, um site especializado na criação de conteúdo visual e posts para redes sociais, desenvolvido por designers e redatores especialistas em estratégias de Marketing.

Portanto, mais que produzir posts, é preciso ter um objetivo claro do que, e principalmente de quem se deseja atingir. Por isso, estude, pesquise e coloque em prática todas as nossas dicas para que assim, você saia na frente e se destaque entre os concorrentes!