Social Media: o que é esta profissão e como trabalhar na área? - meu freela

Social Media: o que é esta profissão e como trabalhar na área?

Social Media: o que é esta profissão e como trabalhar na área?

O que Social Media? Que habilidades ele deve possuir e quais são seus deveres? Como são seus ganhos? Nesse artigo, trazemos a você detalhes e fatos interessantes sobre essa profissão!

Um especialista em mídias sociais (Social Media) não apenas publica fotos no Facebook, no Instagram ou informações curtas no Twitter. 

Atualmente, um especialista em mídia social tem muito mais tarefas relacionadas a marketing, além de criar uma estratégia abrangente de imagem de marca, o social media precisa ter habilidades de web designer, redator e muitas outras!

O que é Social Media?

Um especialista em mídia social é uma pessoa responsável pela comunicação abrangente com os clientes da empresa usando as mídias sociais disponíveis. As principais tarefas de uma pessoa nessa posição incluem:

  • Construir uma imagem coerente da empresa nas redes sociais;
  • Coordenar campanhas publicitárias nos canais de mídia social;
  • Contato constante com os clientes usando as ferramentas sociais disponíveis (incluindo construir e ativar a comunidade em torno de uma determinada marca);
  • Preparar o conteúdo de acordo com com a política da empresa (incluindo cooperação com os departamentos gráficos e criativos);
  • Gerenciamento de contas nas redes sociais.

No entanto, o especialista em mídia social não se limita a publicar postagens e publicar ou coordenar campanhas publicitárias nas mídias sociais. Uma das principais atividades nessa posição é também o monitoramento constante das atividades realizadas, sua análise em termos de eficácia e a estratégia de marketing adotada da empresa, bem como a análise da concorrência e a preparação de relatórios, por exemplo, para o departamento de marketing.

Atualmente, as mídias sociais desempenham funções de comunicação extremamente importantes, se não uma das mais importantes, com o cliente. Eles participam da conscientização da marca e da criação de sua imagem. Portanto, uma pessoa nessa posição deve ter um excelente conhecimento das redes sociais e, acima de tudo, o uso das ferramentas e aplicativos disponíveis nelas.

Também é necessária experiência na escrita e edição de textos, experiência no trabalho com influenciadores, designers gráficos e empresas externas, por exemplo, na obtenção de conteúdo para uma campanha.

O que é preciso para trabalhar como Social Media?

Vamos entrar nos detalhes do profissionalismo de um especialista em mídia social para descobrir quais são as habilidades pessoais necessárias para operar como profissional.

Para trabalhar em redes sociais, você deve primeiro ter um entendimento claro dos objetivos para alcançar as redes sociais da Empresa.

O gerenciamento de imagens online fornece tons, idiomas diferentes e formas de interação, dependendo da rede social.

A primeira habilidade que um perfil qualificado deve ter é a intuição; em outras palavras, deve ser capaz de identificar as chamadas tendências quentes, ou seja, os tópicos mais interessantes do momento, indireta ou indiretamente relacionados ao setor de referência, e usá-los para criar conteúdo que estimule a interação.

Da mesma forma, a capacidade de analisar, com base na qual se estabelece um plano editorial eficaz e vencedor, é essencial para um especialista social.

Sendo um profissional que trabalha no campo da comunicação, ele deve ter excelentes habilidades de escrita; de fato, entre as atividades que ele realiza com mais frequência está a criação de conteúdo.

Mas tenha cuidado: criar conteúdo não significa simplesmente escrever algumas frases “bonitas” e cativantes; ao contrário, significa criar um texto alinhado às características do público-alvo, o que, além de atrair a atenção, estimula a interação (comentário, compartilhamento etc.).

Para fornecer ao leitor uma ideia mais clara do profissionalismo em questão, resumimos as principais habilidades técnicas na lista a seguir:

  • Habilidades de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO);
  • Habilidades gráficas;
  • Conhecimento de marketing digital;
  • Habilidades de atendimento ao cliente;
  • Conhecimento das principais redes sociais e domínio no seu uso;
  • Especialização em criação de conteúdo, redação e técnicas de redação criativa;
  • Habilidades gráficas e criação de fotos e vídeos;
  • Habilidades analíticas e de interpretação de dados;
  • Conhecimento das principais ferramentas para gerenciar e analisar mídias sociais;
  • Criatividade e excelentes habilidades de comunicação;
  • Altas habilidades organizacionais e multitarefa;
  • Atitude positiva e resolução de problemas.


Como falado nos parágrafos anteriores, o mundo social está em constante evolução; novos recursos são lançados todos os dias e opções e ferramentas potencialmente úteis para interagir com o público são introduzidas. É por isso que um perfil qualificado deve ser atualizado constantemente.

Como se tornar um gerente de mídia social? Treinamento

Geralmente, é necessária uma graduação em Marketing e Comunicação para se tornar um Gerente de Mídia Social. No entanto, existem cursos para gerentes de mídia social que fornecem habilidades específicas para definir uma estratégia de mídia social bem-sucedida e para criar e gerenciar conteúdo para redes sociais.

O treinamento teórico deve ser aperfeiçoado em campo, por exemplo, através de experiências de estágio em uma empresa ou em uma agência da Web, para se familiarizar com o gerenciamento operacional de contas.

A constante de atualização é um pré-requisito para trabalhar em marketing na web, para ficar a par das últimas tendências e ser capaz de implementar as estratégias mais eficazes para cada marca, dependendo do contexto.

Gostaria de ser um freelancer na plataforma? Cadastre-se.