Social Media: qual a importância para sua empresa? - meu freela

Social Media: qual a importância para sua empresa?

Social Media: qual a importância para sua empresa?

As mídias sociais tem um espaço significativo na vida de todas as pessoas, são responsáveis pelas interações, aproximação e até decisão de consumo das empresas com seu público. Mas como ter o controle sobre isso?

Levando em consideração o crescimento das redes sociais e com a velocidade que as informações chegam nos usuários, se tornou imprescindível ter alguém responsável por cuidar da sua imagem no mundo virtual.

Até porque, para uma empresa ter seu espaço no mercado hoje, é necessário contar com a presença online.

E nesse ponto entra o profissional social media, responsável por cuidar do relacionamento da empresa com seus clientes e leads, das tendências lançadas, da reputação da organização e gerenciando possíveis crises. 

Principalmente, agora com a cultura do cancelamento, ter um gerenciamento de crise e uma equipe responsável para o controle do que está sendo dito sobre você na internet é de extrema importância. Mas como o social media pode te ajudar?!

Função de um social media

Esse profissional evolui junto com a tecnologia, pois ele precisa entender todas as tendências e todos os canais e mídias sociais, saber como se comunicar em cada um e como cada um funciona.

Afinal, cada canal possui suas particularidades e funções, então não dá para usar o mesmo conteúdo da mesma forma em todos eles. 

Além disso, é preciso conhecer os canais para saber qual deles é válido para o seu negócio, porque você não precisa ter um limite de redes que vai usar, mas também não precisa usar todas pois em alguns casos elas não são válidas e acaba sendo um investimento de tempo e dinheiro desnecessário, por não trazer retornos.

Por exemplo, se você possui um negócio odontológico e quer divulgar os convênios que está vinculado pode fazer uma publicação com a chamada plano de saúde odontológico ou plano de saúde dentário, mas precisa saber em quais redes essa publicação iria atingir o público que deseja.

O principal objetivo de um social media é conseguir alcançar seu público e conquistar maior engajamento em suas publicações, para assim criar um vínculo com seus clientes. 

Mas para isso existem é preciso primeiro conhecer as principais redes sociais e o seu público-alvo. 

Persona

Para ter clareza de quem é o público que você quer alcançar, uma dica muito válida é desenhar uma persona. 

Esse é um personagem que você cria com todas as características de uma pessoa normal, que será usado de modelo para saber qual o tipo de pessoa que você quer atingir. Ou seja, para sua criação, você define:

  • Idade
  • Gênero
  • Gostos
  • Crenças
  • Região
  • Profissão
  • Estilo de vida
  • Classe social
  • Objetivos e sonhos
  • Entre outras características

Tendo isso definido, fica mais fácil saber em quais canais você conseguirá encontrar seu público e qual linguagem deve usar. As redes mais populares e usadas são:

Facebook

É extremamente difícil conhecer alguém que não tenha Facebook hoje em dia, essa rede é responsável por fazer postagens através de conteúdos e fotos. 

Para as empresas pode ser uma boa forma de alcançar seu público por meio de uma página gerenciada por um social media, usado para fazer divulgação da sua empresa, produtos ou serviço.

O conteúdo deve variar de divulgação e conteúdos que agregue valor e chame a atenção do público, para não se tornar cansativo. Por ser uma rede social descontraída, é válido usar abordagens de memes, que são muito bem vistos, e também de conteúdos leves que estejam dentro do seu segmento.

Instagram

O Instagram e o Facebook são redes conectadas por pertecerem ao mesmo dono, mas principalmente para o público mais jovem, o instagram é considerada a rede mais acessada no momento. 

Ele possui diversos recursos: feed, stories, reels e IGTV – cada um possuindo uma abordagem, tempo e objetivo diferente.

  • Feed: são fotos, podendo ser uma ou mais, ou vídeos de até um minuto que você faz a publicação e fica salvo no seu perfil
  • Stories: vídeos ou fotos que você posta e tem o prazo de 24h e no caso de querer fixá-los pode deixar com destaque, deixando-o salvo no seu perfil.
  • Reels: vídeos de curta duração, com conteúdos descontraídos e geralmente engraçados. Surgiu como uma concorrência do Tik Tok. 
  • IGTV: vídeos que ficam salvos no seu perfil, que podem abordar conteúdos mais longos, com duração de até 1 hora e na postagem do perfil ele fica como uma chamada de 10 minutos. 

Você pode usar diferentes formatos para abordar o assunto “convênio odontológico individual”, por exemplo. E explicar quais as vantagens e benefícios que ele proporciona, fazendo um vídeo no IGTV, com uma chamada no feed e replicando no stories.

Além disso, os conteúdos publicados podem ser automaticamente replicados para o Facebook também, dependendo de sua estratégia.

Além disso, pensando nas empresas o Instagram possui um formato de perfil comercial, que disponibiliza uma visualização mais detalhado do engajamento e alcance que você consegue pelas postagens, te dando uma visão mais clara sobre seus resultados.

O social media deve fazer o acompanhamento desses dados e planejar publicações que agradem seu público, assim como no Facebook não deve ser focado somente em divulgação da sua marca e produtos ou serviço, mas também em conteúdos que agreguem valor e sejam leves para atrair os consumidores.

Outra ferramenta que o Instagram possui para alcançar mais pessoas são as hashtags, usadas uma série de palavras-chave sobre seu conteúdo que fixa seu post com a palavra e o usuário que estiver buscando por essa palavra pode encontrar sua publicação com mais facilidade. 

LinkedIn

Essa já é uma rede com perfil mais profissional, voltado para o mercado de trabalho.

Aqui o conteúdo é menos descontraído e mais voltado para anúncios de serviços e produtos, oportunidades de emprego e conexões com pessoas e empresas que agreguem valor e conhecimento ao seu negócio e vice versa. 

Também tem o objetivo de criar vínculo e identidade de sua marca, mas com uma visão mais organizacional e menos pessoal. As publicações são mais voltadas para artigos, conquistas das equipes e valores da empresa. 

Você pode abordar assuntos de sua especialidade, por exemplo, sendo um especialista na área da saúde bucal, pode produzir um artigo em sua página, mencionando os motivos de um plano odonto trazer maior qualidade de vida para seus beneficiados. 

O social media nesse caso pode realizar um bom networking, com conexões de diversas pessoas do mundo com interesses em comum, é uma boa ferramenta para um benchmarking. 

Impacto de um social media

Lembre-se que não são só essas redes que existem, pode ser usado também o Twitter, YouTube, Pinterest, além do blog – que quando bem desenvolvido é o ponto alto de um site e pode ser divulgado, inclusive, por meio das redes sociais. 

O social media deve saber em quais redes vale a pena o investimento para o alcance do seu público e quais conteúdos devem ser abordados em cada um, para assim fortalecer e consolidar sua presença online no mercado e com seu consumidor.

Por meio do entretenimento é possível fidelizar clientes e mostrar seu valor, pode-se usar de exemplo o sucesso que as redes sociais da Netflix.

As pessoas têm acesso a internet em todos os lugares e as mídias estão em constante atualização e trazendo informações em alta velocidade, por isso o social media deve manter o mesmo ritmo e por meio de um planejamento estratégico saber se comunicar e estabelecer uma relação próxima e agradável com seus usuários. 

Pois através dessa interação será feita a imagem da organização, uma vez que os usuários das redes sociais se moldaram como formadores de opinião e tem voz para dar seus feedbacks e avaliações online.

Por isso é muito importante que eles saibam lidar com as críticas, dúvidas e estar preparados e prever as possíveis crises que podem surgir, garantindo reverter situações e se posicionar para conseguir melhores resultados. 

Para ser um bom social media é preciso se preocupar com o designer da suas páginas e site, pois eles devem conter uma estética harmônica e que chame a atenção, abusar da criatividade para criação dos conteúdos e garantir alcance e engajamento para fidelizar e entreter seus clientes.

Já deu para entender o quanto esse profissional é importante para o desenvolvimento da sua imagem e do seu sucesso nas mídias sociais, não é mesmo?! Então não perca tempo, porque se tem um lugar onde o ditado “tempo é dinheiro” se encaixa, esse lugar é o mundo virtual.