Tik Tok: mais uma moda ou um novo ótimo caminho para o futuro do Social Media? - meu freela

Tik Tok: mais uma moda ou um novo ótimo caminho para o futuro do Social Media?

Tik Tok: mais uma moda ou um novo ótimo caminho para o futuro do Social Media?

Em 2019 o Tik Tok foi a rede social que mais cresceu. Para além de seus vídeos virais o aplicativo é a nova tendência de Social Media. Quer saber como usá-lo para promover empresas? Continue lendo!

Vivemos em um tempo em que as coisas se tornam e deixam de ser novidade rapidamente. Novas tecnologias surgem a uma velocidade surpreendente, mudando, em questão de meses, nossas vidas e a forma como interagimos com o mundo e com as pessoas a nossa volta.

Com as redes sociais também é dessa forma. A todo momento novas redes surgem, obrigando suas concorrentes a criarem novas funções para assegurar a permanência de seus usuários.

Atualmente o Tik Tok é a rede social do momento. Para se ter uma ideia a plataforma bateu 2 bilhões de downloads em todo o mundo no começo do ano. O sucesso é tanto que o Instagram correu para criar em seu aplicativo uma função parecida com a do rival.

O que é o Tik Tok?

Antes do Tik Tok existia o Musical.ly, aplicativo popular de streaming e compartilhamento de vídeos curtos. Nele, os usuários podiam fazer vídeos de até 15 segundos com músicas, dublagens e outros recursos engraçados.

De olho na crescente popularidade do app, a empresa chinesa ByteDance o comprou em 2018. A empresa já era dona do Douyin, aplicativo chinês com proposta parecida a da versão americana. O Tik Tok mesclou as duas plataformas e herdou os usuários do Musical.ly.

O conceito do Tik Tok é o mesmo de seu antecessor, vídeos divertidos com até 15 segundos de duração. Entretanto, suas funções não se limitam a dublagem de músicas. Os usuário contam com uma grande seleção de sons, trechos de músicas e a opção de usar filtros e efeitos. Em setembro do ano passado foi disponibilizado o recurso de reações, permitindo ao usuários gravar vídeos reagindo a postagens de outras pessoas.

Popularidade

Logo em seu primeiro ano de lançamento o aplicativo já havia ganhado popularidade estrondosa com mais de 500 milhões de usuários ativos em 2018. Entretanto, 2019 foi o ano do Tik Tok, quando ele se tornou o segundo aplicativo mais baixado no mundo com 800 milhões de downloads.

Esse incrível sucesso foi possível graças à parcerias feitas com celebridades locais. Nos Estados Unidos, por exemplo, o apresentador Jimmy Fallon começou a fazer desafios de Tik Tok em seu programa, onde seu público poderia postar  vídeos com a hashtag #TumbleweedChallenge.

A mesma estratégia foi adotada em outras partes do mundo como Japão, Índia e Brasil. Por aqui, a grande Guaraná Antarctica firmou parceria com a plataforma para produzir conteúdos de entretenimento seguidos da #CoisaNossa.

Por isso, o Tik Tok é peça fundamental para uma estratégia de Social Media.

Empresas no Tik Tok?

Já deu para perceber que o Tik Tok não é apenas mais uma moda adolescente. Muito pelo contrário, entre os usuários estão pessoas de idades, gêneros e condições sociais variadas.

No Tik Tok é possível divulgar produtos ou serviços de forma criativa e rápida para uma audiência diversificada, especialmente se a empresa contempla duas faixas etárias: jovens de 16 a 24 e adultos entre 24 e 30 anos.

A gama de empresas brasileiras que já encontraram seus potes de ouro em meio a viralização de danças e desafios é grande. A franquia de serviços de limpeza Maria Brasileira fechou parceria com a tiktoker Patricia Alves. A influenciadora fez um vídeo para seus 140 mil seguidores citando a empresa.

Apesar de o público da Maria Brasileira  não ser o mesmo do Tik Tok, a empresa conseguiu gerar influência indireta, já que alguns pais conheceram os serviços oferecido por meio de seus filhos usuários do aplicativo.

Cacau Show e Amaro são outras empresas que criaram suas contas na plataforma para aumentar o engajamento do público com as marcas.

Engajamento é tudo

Atualmente, o marketing digital é peça fundamental para os negócios. As empresas que incorporaram para valer as redes sociais a seu trabalho já perceberam que engajamento é tudo.

Fazer isso não se resume a fazer anúncios dizendo o quanto o produto é bom e esperar que as pessoas sejam convencidas, é preciso produzir conteúdos informativos e, muitas vezes divertidos, que façam o público promover a marca para a empresa.

O Tik Tok é basicamente uma plataforma para viralizar vídeos, por isso ela pode ser o grande trunfo no engajamento da empresa. Para isso você vai precisar de:

 

Espontaneidade

Nada de vídeos propaganda, que beiram a formalidade. Para chamar a atenção no Tik Tok é preciso colocar a criatividade em ação.  Use e abuse das ferramentas disponíveis para mostrar o dia a dia da empresa e chame os funcionários para participar.

Se a sua intenção é vender um produto como um aparelho dental transparente, caso o seu cliente seja uma clínica odontológica, não é legal gravar um vídeo de um dentista mostrando os benefícios do tratamento ou de um paciente falando do quanto a vida mudou por causa do aparelho. Até porque você nem conseguirá encaixar isso em 15 segundos.

Opte por fazer um vídeo divertido com a temática “transparência X metal”, por exemplo,  para brincar com as vantagens de optar por esse tipo de aparelho ao invés dos tradicionais aparelhos metálicos.

 

Challenges

Os challenges (desafios) são a cara do Tik Tok. Esse tipo de conteúdo já era conhecido em outras redes sociais, entretanto, sua popularidade explodiu nos últimos tempos.

Apareceu um passinho de dança ou desafio que todo mundo está fazendo? Faça também! Teve uma ideia de challenge original? Faça-o! Essa é uma forma de interagir com outros usuários e mostrar que o seu cliente é moderno e está por dentro das tendências.

Geralmente, os vídeos virais são acompanhados por hashtags para serem facilmente encontrados, sendo assim, ao criar um novo desafio crie uma hashtag junto.  Quer fazer um vídeo sobre clareamento dental? Não se esqueça da #clareamento consultorio.